Encontre sua motivação para perder peso

Encontre a Sua Motivação

Muitas pessoas têm como meta perder peso, mas não conseguem encontrar a motivação necessária para alcançar esse objetivo. Se você também está com dificuldade para encontrar sua motivação, confira este artigo.

Pilar Morales, Líder da Área de Coaching do PronoKal Group, nos conta como começar o tratamento com o Método PnK® e alcançar seu peso e estilo de vida mais saudáveis.

Estar motivado é fundamental para dar início ao tratamento para perda de peso. Motivação tem relação com movimento: aquilo que me move, que me leva a agir. Baseada no lado emocional, a motivação é a energia que nos possibilita passar do desejo à ação, e precisa ser diferenciada de ‘estar consciente da necessidade’. Por exemplo, estar consciente da necessidade de perder peso é uma construção racional que, embora seja muito importante, não é suficiente para impulsionar ao início do tratamento. Precisamos também da energia que a motivação nos dá e que tem muito mais a ver com o coração, com a parte emocional.

Para ajudar a se conectar com sua motivação, faça para você mesmo essas perguntas:


  • Por que perder peso é importante para mim?
  • O que realmente me deixa feliz com esse objetivo?
  • Quais benefícios eu quero alcançar com esse peso mais saudável?
  • O que realmente é importante para mim?

Resumindo: o que me faz sorrir quando eu imagino que já alcancei meu objetivo?

A motivação é isso: o que faz você sorrir quando pensa no objetivo já alcançado. Algumas pessoas podem achar difícil se conectar com os benefícios antes de atingi-los e às vezes acabam sendo influenciadas pelo que chamamos de motivação negativa. Não é que seja ruim, mas não enfoca nos benefícios que você quer obter, e sim naquilo que você deseja evitar. Se você tem esse tipo de motivação e ela funciona, não precisa mudá-la, mas a verdade é que a motivação positiva funciona melhor para a maioria das pessoas na hora de alcançar um objetivo.

De forma mais didática, Pilar explica o exemplo de uma paciente que estava convencida da necessidade de fazer o tratamento com PronoKal®:

Tinha ganhado alguns quilos nos últimos 2 anos e estava realmente consciente que isso prejudicava sua saúde e autoestima. Ela havia se consultado com um médico prescritor e decidido começar. Mas o que aconteceu é que ela adiava o início do tratamento toda vez.

As pessoas seguem algumas estratégias mentais que só se tornam evidentes quando fazemos perguntas para descobri-las. Assim, para descobrir qual estratégia a mente dessa paciente seguia para se motivar, Pilar fez uma série de perguntas e descobriu o seguinte:

  • a primeira coisa que ela fazia era olhar para si mesma (mentalmente) com sua imagem atual, aquela que a deixava infeliz porque tinha alguns quilos a mais;
  • Então, ela dizia para si mesma uma frase do tipo “Você tem que fazer algo com isso!”, com um tom de voz interno que ela descreveu como áspero e que soava como crítico e exigente;
  • A paciente se sentia muito mal com aquele tom de voz e aquela frase imperativa, e então aparecia uma espécie de rebelião e resistência interna e ela se sentia culpada por isso;
  • Era como um ciclo vicioso que sempre acabava fazendo com que adiasse o tratamento.
Encontre a Sua Motivação

Pilar então lhe propôs mudar a maneira como se conectava com sua motivação:

  • A primeira coisa que pediu foi que pensasse em uma frase amigável e a dissesse em um tom agradável, mas que tivesse relação com o objetivo que ela queria alcançar. Algo como “que bom vai ser conseguir aquele peso saudável que eu quero”. Embora não estejamos cientes disso, o cérebro é sensível ao tom da nossa voz interna e responde a ele;
  • Depois de dizer essa frase em tom amigável, ela pediu para a paciente criar uma imagem de si mesma com o objetivo já alcançado, pensando em como seria. Naquele momento, um sorriso enorme apareceu em seu rosto!
  • Por fim, ela pediu para a paciente se conectar profundamente com aquela satisfação que sentia ao se ver como gostaria. E que, também conectada com os benefícios que teria, trouxesse essa satisfação para iniciar o tratamento.Entendendo que esse início era o primeiro passo de uma sequência que iria levá-la a alcançar a imagem que ela tanto desejava e seus benefícios;
  • Repetir essa sequência cinco vezes geralmente é suficiente para internalizar esse padrão em um nível inconsciente.No dia seguinte, a paciente escreveu à Pilar para dizer que havia iniciado o tratamento.

Às vezes, a parte mais difícil em nos motivarmos é saber para onde direcionar nossa atenção. É possível alcançar os benefícios que desejamos, mas para isso, temos que fazer coisas que podem não ser tão agradáveis. Se nossa atenção estiver voltada para o que é um sacrifício ou esforço, estaremos perdendo energia. Por outro lado, se prestarmos atenção nos benefícios que buscamos, vamos obter o efeito oposto: o das energias recarregadas.

Por este motivo, utilize a motivação positiva para recarregar as baterias e iniciar o tratamento de emagrecimento da melhor forma possível.

Resumimos aqui as três etapas desta estratégia de motivação positiva:


  1. Conecte-se com uma voz interna que seja agradável e gentil e envie uma mensagem para você mesmo, ligada ao objetivo que deseja alcançar (por exemplo, “como será bom ter um peso mais saudável”). Não se esqueça da importância do tom gentil;
  2. Construa uma imagem de si mesmo com esse objetivo alcançado;
  3. Sinta a satisfação desse objetivo alcançado. Perceba como você se sente, o quanto feliz você está, os benefícios que está vivenciando… e traga essa satisfação já no início do tratamento, com a consciência de que esse início é o primeiro passo para alcançar aquele objetivo que trará tantos benefícios para você, sua saúde e sua vida.

Recarregue seu coração com a energia da motivação positiva. E isso deixará mais fácil para você começar.

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